A Essência da Adoração a Deus

06-03-2012 02:38

Jo 4.23-24 "No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

Introdução:

    No Evangelho escrito por João, (não sinóptico) nos deparamos com esta pepita de imenso valor, no que concerne a essência da Adoração a Deus, revelada pelo própio Jesus.

I - Verdadeiros Adoradores:

    Esta acertiva dada pelo própio Cristo, revela que existem "ADORADORES", porém não verdadeiros, o que nos leva a indagar; em que consiste uma adoração verdadeira? No diálogo de Jesus com a mulher Samaritana, ela mesma questionou quanto ao lugar certo para a adoração, até porque Judeus e Samaritanos divergiam em muitos aspéctos, isto devido a alguns fatos como o de Abraão e Jacó terem edificados altares na região do monte Gerizim (Gn 12. 7;33,20) era considerado lugar sagrado, também neste monte Moisés teria mandado erigir um altar (Dt 27.4-6).

    Nos meados de 400 a.C, houve a construção de um templo pelos samaritanos, e este foi destruído aproximadamente em 128 a.C pelos Judeus, porém os Judeus já tinham como lugar sagrado Jerusalém.

    Jesus aprofundou a questão, externando que verdadeiramente a adoração a Deus, está muito além de lugar, "nem neste monte, nem em Jerusalém" e sim, do mais  profundo do ser, "em espírito e em verdade"

II - Deus está a procura de adoradores:

    É de se prestar muita atenção; o própio Jesus deu esta revelação; "são estes os adoradores que o Pai procura" em meio a tantas "ministrações", "explosões de louvor" Deus está a procura de "verdadeiros adoradores". A essência da adoração está no espírito do homem, do mais profundo e escondido do ser humano, e na verdade, que não pode ser adulterada, até porque é impossível onde reina a verdade, haver mentira e fingimento.

III - A essência da verdadeira adoração:

    Jesus rapidamente explica a excência desta verdadeira adoração, quando duas vêzes faz uso das expressões; "espírito e verdade" "é necessário"; ou seja; é preciso, tem de ser assim; em espírito, tudo o que vem a contrariar a carne, e em verdade, tudo o que é oposto a mentira.

    Não consiste em adoração a Deus frases impresionantes, gestos bem ensaiados, executados por corpos exuberantes, frases musicais com vibratos de voz, se não for em espírito e em verdade.

    Chris Batiston afirmou: "Adoração é nosso ato de amor para com Deus. A verdadeira adoração é fruto de amor e gratidão por quem Deus é, e não simplesmente por algo que Ele fez ou pode fazer, embora isso realmente dispare nossa gratidão".

    E por fim Jesus explica que a adoração ao Pai, se dá em espírito e em verdade porque Deus é espírito, e sendo espírito nosssa comunicação com Deus dá-se no âmbito espiritual. algo bem mais profundo que uma simples comunicação por meio dos orgãos do sentido.

    Falando em verdade, Jesus mesmo falou em Jo 14.6 "Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguem vem ao Pai, a não ser por mim" Só com a vida de Cristo em nós, podemos ter comunhão com Deus e presta-lhe adoração.

    Nas palavras de Chris Batiston ele relatou: " A adoração tem um sentido muito mais profundo do que podemos definir apenas com palavras ou com nossa arte. Só entenderemos plenamente a adoração e seus efeitos em nosso relacionamento com Deus quando estivermos com Ele na glória, e nossa mente estiver livre da carne".

    A essência da adoração brota do interior dos que são espirituais, firmados no caminho, na verdade e na vida. Só estes verdadeiramente mantém um relacionamento com o Altíssimo, a estes Deus se inclina e recebe o louvor e toda adoração como incenso suave em suas narinas.

 

Jeferson L.S.Rocha.

obs: Chris Batiston é pastor, músico e líder do ministério Fihos do Homem.