Acento Musical

04-01-2012 01:03

    Quando uma nota se distingue das demais por maior força, está caracterizado o acento músical. Daí podemos afirmar que existem três espécies de acentos; o métrico, o rítmico e o patético.

    O acento métrico se faz sentir na primeira nota de cada motivo musical, ou cada fragmento de motivo musical : apresenta-se de dois em dois, três em três ou de quatro em quatro tempos, e dá á execução a sua fisionomia sonora racional.

    O acento rítmico é o que corresponde a um verso da poesia, até porque a frase musical tem de concordar ritmicamente com a frase poética. Vem a desempenhar na música o papel que os sinais de pontuação fazem na frase gramatical, fazendo sentir a um tempo as pausas, as suspensões ou cadências.

    O acento patético, cai sobre as notas que, estranhas á gama ou ao módulo da frase musical, alteram a tonalidade da mesma. quebram a simetria dos rítmos e, por ter um carater estranho, traz uma função inesperada, afetando e impressionando o ouvido. o acento patético dá á frase musical a sua poesia e a sua força expressiva.