ANGELOLOGIA - matéria Teológica
ANGELOLOGIA - matéria Teológica
O principal termo hebraico para anjo é Mal'ak; no grego = angelos, com o significado básico de MENSAGEIRO. O termo ARCANJO aparece somente em ITs 4.16 e Jd 9. nesta Miguel é denominado de arcanjo.
I Sua Origem, Natureza e Posição :
1 - Criaturas: sua criação, infere-se claramente no Salmo 148.2,5: " louvai-o, todos os seus anjos;...pois mandou ele, e foram criados", sendo criaturas RECUSAM ADORAÇÂO Ap 19.10,22.8,9. e ao homem é proibido adorá-los. Col 2.18.
2 - Espíritos: Gen 19.1-3.
3 - Imortais; Lc 20.34-36. os santos serão como os anjos , no sentido de não mais poder morrer ( ressuscitados ).
4 - Numerosos ; " milhares de milhares, milhões de milhões" Dn 7.10. mais de doze legiões de anjos Mt 26.53; multidão dos exércitos celestiais Lc 2.13 e etc.
5 - Sem sexo : sempre descritos como varões, porém não propagam sua espécie. Lc 20.34,35.
II Classificação:
1 - Anjo do Senhor. Ex 23.20-23; 32.34; 33.14; Is 63.9; Gn 32.30, 48.16.
2 - Arcanjo , Miguel é mencionado como o arcanjo; ou anjo principal. Jd 9; Ap 12.7. anjo protetor da nação de Israel. Dn 12.1.
Obs.: Gabriel também é mecionado, parecendo ser de uma classe elevada Lc 1.29. a ele são confiadas as mensagens de mais elevada importância Dn 8.16; 9.21.
3 - Anjos Eleitos, provavelmente os que permaneceram fieis a Deus, durantea rebelião de Satanás. ITm 5.21; Mt 25.41.
4 - Anjos das Nações, Dn 10. 13,20,21; Ef 3.10; Cl 2.15; Ef 6.12.
5 - Querubins , parecem ser uma elevada clase de anjos. Gn 3.24;
6 - Serafins , Is 6. A palavra significa "ARDENTES".
III Caráter:
1 - Obedientes: cumprem seus encargos sem questionar ou vacilar . Mt 6.10; Sl 103.20; Jd 6; I Pd 3.22.
2 - Reverentes: a atividade mais elevada é a adoração a Deus. Ne 9.6; Fl 2.9 - 11; Hb 1.6.
3 - Sábios: para discenir o bem e o mal, era uma expressão proverbial em Israel. 2 Sm 14.17. não podem discenir os nossos pensamentos 1Rs 8.39, e os conhecimentos dos mistérios da graça são limitados 1Pd 1.12.
4 - Mansos: não abrigam ressentimentos pessoais. 2 Pd 2.11, Jd 9.
5 - Poderosos: "magníficos em poder" Sl 103.20.
6 - Santos: separados por Deus e para Deus "santos anjos" Ap 14.10.
IV Obras:
1 - Agentes de Deus, dos pronunciamentos . Gn 3.24; Nm 22.27; Mt 13.39 e etc.
2 - Mensageiros de Deus, das advertências. Mt 2.13; Hb 2.2. Instruções Mt 28.2-6; At 7.53; Dn 4.13-17. Encorajamentos At 27.23; Gn28.12. Revelações At 7.53; Gl 3.19; Hb 2.2; Dn 9.21-27; Ap 1.1.
3 - Servos de Deus. "espíritos ministradores?" Hb 1.14, enviados para sustentar, preservar, resgatar. Mt 4.11; Lc 22.43; I Rs 19.5; Gn 16.7; Ex 23.20; Sl 34.7; 91.11; Is 63.9 e etc.
V Satanás:
Originalmente "Lucifer" "o que leva luz", aspirou ser como o Altíssimo I Tm 3.6.
1 - Origem : Is 14.12-15; Ez 28.12-19.
2 - Antecedentes históricos: Is 14. e Ez 28; foi ambicioso "eu serei igual a Deus" tentou contagiar nossos primeiros pais. Gn3.5; Is 14.14. como castigo foi lançado do céu juntamente com um grupo de anjos, em sua rebelião. Mt 25.41; Ap 12.7; Ef 2.2; Mt 12.24.
O nome satanás literalmente significa "adversário" ( Myer Pearman.) já Diabo significa "caluniador", chamado assim porque calunia tanto a Deus como ao homem;Gn 3.2,4,5; Ap 12.10; Jó 1.9; Zc 3.1,2; Lc 22.31. Destruidor é o sentido de "Apollyon" (grego); "Abaddon" (hebraico); Ap 9.11. cheio de ódio contra o Criador. Serpente Ap 12.9. Tentador Mt 4.3. principe e deus deste mundo Jo 12.31; 2Cor 4.4. Esses títulos sugerem sua influência sobre a sociedade.
3 - Seu destino: Ap 12.9 e Ap 20.10.
VI Espíritos maus:
Podemos entender como sendo demônios, as Escrituras não descrevem a origem dos demônios claramente, porém as Escrituras dão claro testemunho de sua existência real e de sua atuação . Mt 12.26,27. causando doenças e pertubações Mt 9.33, 12.22; Mc 5.4,5.
Jeferson L.S.R.