O Louvor a Deus no Antigo Testamento

23-05-2011 06:43

 

O Louvor a Deus no Antigo Testamento.

2011-04-29 16:10

O Louvor a Deus no A.T. (Antigo Testamento)

 

Se analizar-mos, bem que encontramos no Antigo Testamento um vasto material com respeito ao louvor a Deus. Temos muitas referências ao assunto nos reportando por exemplo ao livro de Salmos, de onde o significado "louvores", é bem claro. Até porque este titulo " Salmos " no hebraico é a palavra "Tehillim" (transliterada). Outra palavra bem empregada é "Psalmoi" (transliterada) que deu-se da fabulosa tradução dos Setenta, (Septuaginta), tradução esta da Velha Aliança, ou testamento para o grego, nos meados de 200.a.C. "Psalmoi", tem o significado de " cânticos para serem seguidos por instrumentos de cordas".

Logo entendemos que a prática do louvor a Deus , estava intrisicamente fincada na cultura hebrea, quando fazemos uma analize quanto aõs cãnticos registrados na Bíblia, facilmente constatamos esta verdade.

 

O Cântico de Moisés. ( Êx 15. 1-18 ) :

 

O primeiro, belo e profundo em suas revelações é o cântico de Moisés; após uma brilhante e importante maravilha já operada por Deus. A travessia do mar Vermelho. Um cântico de ação de graças, logo, um tremendo louvor a Deus foi entoado pelo líder libertador do hebreus (Êx 15.1-18).

O louvor que resultou em Danças. ( Êx 15.20,21. ) :

 

O resultado da grande obra de libertação que Deus realizou com a travessia do mar Vermelho a pés enxutos (Êx 14.29), foi o cântico de Moisés, e consequentemente a explosão da profetiza Miriã, irmã de Arão.

A dança é a explessão do corpo em harmônia ritmica com a música. por isso o texto Bíblico nos revela que Miriã tomou o tamboril na sua mão, logo houve combinação de valores, rítmo e não só ela mas todas as mulheres saíram atrás dela com tamboril e danças (muita dança).

A dança como expressão corporal, pode ter muitas conotações, é claro que aqui ela teve a mensagem de liberdade, e exclusivamente de louvor a Deus, pois acompanhava a resposta de Miriã: "cantai ao Senhor, porque sumamente se exaltou e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro". (v.21).

Encontramos no livro de Salmos várias referências de júbilos, cânticos, brados de louvor e até a recomendação de se louvar a Deus com danças, e se prestarmos bem a atênção; é devidamente acompanhada de "tamborim e harpa", ou "adufe e harpa". vejamos:

(Sl 149.3) NVI " Louvem eles o seu nome com DANÇAS; ofereçam-lhe música, com tamborim e harpa ".

ARC " louvem o seu nome com flauta( no rodapé: OU DANÇA ) cantem-lhe o seu louvor com adufe e harpa ".

reflexão:

 

Como esqueçer a expressão , manifestação de alegria de Davi? quando a Arca da Aliança (que representava nada mais mada menos que a presença de Deus) estava sendo trazida para jerusalém (2 Sm 6.1-23) "Davi que ia bailando e saltando diante do senhor..." Mical o desprezou no seu coração. quem era mical? e quem era Davi?.

Hoje não é diferente, nem sempre uma explosão de alegria, júbilo e até de danças são bem interpretadas quando relacionadas ao louvor a Deus. Até que ponto as artes e os louvores a Deus podem caminhar juntos?

È de partir o coração, quando vemos o adversário de nossas almas, tentando e até roubando o que temos para o louvor a Deus, e fazendo uso de maneira distorcida em seu reino. inclusive a música e a dança.

 

 

 

 

 

 

No Antigo Testamento, existem algumas palavras da língua hebraica na qual expressam muito bem a prática do louvor a Deus na vida da nação Judaica, vejamos algumas delas:

 

  1. BARAK (transliterada) significa "bendizer".

  2. BALAL (transliterada) em que deriva a palavra "aleluia", que tem o significado de "louvai ao Senhor".

  3. YADAH (transliterada) esta é outra palavra ou vocábulo que tem por vêzes a tradução de "dar graças".

 

logo entendemos que os cânticos apresentados no A.T. alguns deles, são manifestações de gratidão, louvores pelos feitos do senhor. os maiores acontecimentos, eventos, são apresentados na forma de cânticos.

já citamos o cântico de Moisés, mas também faz jús a menção do cãntico de Débora.

 

O Cântico de Débora. (Jz 5.1-31):

 

Após um grande feito de Jael, quando encravou uma estaca na fronte de Sísera, e assim o Rei de Canaã, jabim; foi sujeitado diante dos filhos de Israel, surgio o cântico de Débora e Baraque.

O cântico de Débora e Baraque, expressam a grande misericórdia e justiça de Deus, para com os Judeus. Duas vêzes vemos a sentença : "louvai ao Senhor". também "eu cantarei ao Senhor; salmodiarei ao Senhor, Deus de Israel".

 

 

Davi um referencial de Adorador:

 

A atividade musical na vida de Davi era intensa e começou muito cêdo. Basta notar que ele ainda muito jovem, já executava bem o instrumento de cordas, a harpa (Ism 16.14-23).

Davi entôa um cântico de ação de graças, quando o Senhor o livrou de inimigos, inclussive do Rei Saul. (2 Sm 22.1-51). No verso 4 ele diz: "O Senhor, digno de louvor,..."

Como já citado anteriormente, no momento em que a Arca da Aliança era restaurada a Jerusalém em Crônicas (ICr 15;16), oferecem detalhes ricos de louvor a Deus, que foi orgânizado por Davi, inclussive com a tribo de Levi, os "Levitas", e o versículo 29 do capitulo 15, nos oferece um detalhe: "...vendo a Davi dançar e tocar...".

Havia naquela oportunidade alguns elementos importantes na Adoração, no louvor, eram: "júbilo","sonido de buzinas", e"com trombetas" e "com címbalos","sonido com alaúdes e com harpas".

O capítulo 16 no versiculo 4, mostra: "E pós perante a Arca do Senhor alguns dos levitas por ministros; e isso para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao Senhor, Deus de Israel".

Na grande obra de Davi, nos Salmos redigidos por ele, está uma potentosa e magnífica coletânea de louvores e adoração, que nunca deicharão de ser "ATUAIS".

Além de Davi, outros salmistas também exortavam o louvor a Deus. É mais que uma revelação da importância do louvor a Deus por seus filhos, são lições de como devemos nos dirigir na adoração a Deus.

 

Os Profetas no Antigo Testamento, chamavam o povo a Adoração e ao Louvor:

 

Na presente matéria, estamos enfatizando a pratica do louvor no A.T. logo nos deparamos com épocas diferentes, livros e estilos literários também diferentes. mas, uma coisa é certa; a autoridade profética também exortava, chamava o povo para o louvor a Deus.

Podemos citar com facilidade o profeta Isaías, conhecido como o "profeta Mêssianico", devido as profecias alusivas a vinda do Mêssias, mas, também encontramos referências relacionadas ao louvor a Deus. (Is 42.10-12).

O profeta Jeremias, também louva ao Senhor e conclama a cantar, louvar a Deus. (Jr 20.13);(Jr 33.9,11).

O profeta joel, que nos revela, profetizando um tremendo derramamento do espírito Santo de Deus sobre toda carne, também faz referência a Adoração e ao Louvor. ( Jl 2.23-26 ).

Habacuque, o profeta que está figurando entre os "profetas menores", também traz uma referência relacionada ao louvor a Deus. (Hc 3.3). O significado de seu nome é "abraço", e há a probabilidade deste profeta ter sido exatamente um levita, logo um músico, pois no final de seus escritos, é feita uma referência, um endereçamento ao "cantor-mor sobre os meus instrumentos de música" (3.19). versão usada para os textos (ARC).

 

O Cântico de Louvor de Ezequias:

 

Este cântico de louvor e ação de graças, foi devido a uma grande graça recebida de Deus. O Rei Ezequias ficou doente, á beira da morte, mas, em resposta a sua oração com o rosto para a parede, Deus acrescentou mais quinze anos de vida. (Is 38.1-4).

Então surgio a composição deste belo hino de ação de graças, que está dividido em duas partes, estrofes. (Is 38.10-20). Em um dos versos lemos: "Os vivos, somente os vivos te louvam..."

Ainda existen outros cânticos, que pretendemos comenta-los em outras matérias.

 

 

Jeferson L.S.R.

29/04/2011.