Técnica Vocal - I

23-05-2011 15:41

Técnica Vocal - I

2011-05-02 02:49

    A importância do canto é sem dúvida uma das mais importantes no campo da explessão, então vai aí um "toque músical" para quem se utiliza do canto.

 

É importante saber PRESERVAR A VOZ

 

    É mais que obrigatório, o conhecimento do aparelho fônador para todos os amantes do canto. É bem verdade que existem pessoas que "cantam bastantes", porém não se dão ao conhecimento da importância de preservar a voz, mas , aqui vai algumas orientações:

 

I  Como a voz é produzida:

    

    Podemos comparar facilmente o nosso aparelho "ressonador", com um instrumento musical, e já que estamos trabalhando com a voz, nada melhor que os instrumentos de sopro. Então logo devemos saber que para a produção de som do instrumento,é nescessário três coisa básicas:

1 - a emissão sonora, logo estamos falando de vibração;

2 - a pressão, o que vai motivar, ou trazer a força nescessária para que aja a vibração;

3 - e a "caixa de ressonância", ou seja o ressonador.

    O que produz a emissão sonora de um instrumento de sopro, é justamente a técnica do bocal, encosta os lábios no bocal, sopra, mas fazendo vibrar produzindo assim as ondas sonoras, e o corpo, o tubo, do instrumento é o ressonador.

    resumindo: A voz é um instrumento musical, o sopro que produzimos, é a rspiração, a potência da voz. O que vibra são as cordas vocais,(na laringe) e a parte ressonadora, são a garganta,a boca,e o nariz. dependendo do som emitido,garganta,boca e nariz trabalham juntos.

 

II  É preciso aquecer a voz antes de começar a cantar:

 

    Não se pode começar a cantar de repente, sem nehum preparo, o nosso corpo é estruturado por técidos , e para que estes tecidos estejam devidamente preparados para serem estimulados, é preciso o aquecimento vocal. mas antes vai aí alguns aquecimentos do corpo:

 

 

III  Alguns Exercícios para PREPARAR O CORPO PARA CANTAR:

 

     Deve haver disposição, para fazer exercícios de estiramento, como também flexões, e em seguida, relaxar. deve ser feito muitas vêzes;

    1 - ao mesmo tempo,tocar os dedos dos pés, é ótimo, várias vêzes.

    2 - com a mão esquerda, tocar o pé direito, e com a mão direita o pé esquerdo, também várias vêzes.

    3 - fazer flexões com o joelho, também é indicado para cantores. fazer várias vêzes.

    4 - no movimento circular, girar o corpo, isto sobre a cintura. também varias vêzes.

 

    Relaxando os músculos do pescoço:

    1 - de forma que venha o queixo a tocar o peito e a nuca, a cabeça deve ser balançada, ou seja num movimento para frente e para trás.

    2 - seguindo os ponteiros de um relógio, ou seja; em sentido horário, rolando em circulo a cabeça. isto deve ser feito também no sentido contrário.

Obs: estes exercícios devem ser repetidos várias vêzes.

 

    Relaxando os músculos dos ombros e dos bráços:

    1 - deichar os braços ligeiramente pendurados,livres, em ambos os lados do corpo. sacodi para a frente as mãos, como também para trás, com certa rapidez. deichando a parte do braço(superior)bem relaxada.

    2 - movimento circular dos ombros, para frente e para baixo, e para trás e para baixo, sempre assim revertendo a direção.

 

    Relaxando os maxilares: 

    

    1 - simular como se estivesse, comendo,de boca cheia, ou mastigando um chiclete.

    2 - usando ditongos, como "ió,ió,ió,ió,ió," depois ,"iá,iá,iá,iá,iá", "ié,ié,ié,ié,", flexionar livremente para cima e para baixo.

 

    IV Aquecimento da Voz:

 

    É importante, depois que o corpo está pronto, sem tensões, o aquecimento vocal. logo de inicio é recomendável, não começar cantar logo no registro agudo, ou seja; as notas altas, nem tão pouco de som alto, forte. aõs poucos vai se soltando, música trãnquila, sem atingir as partes agudas ou baixas, nem explorar logo as questões como forte ou piano.

    Não adianta forçar a voz mais do que a capacidade vocal do cantor, todo cantor deve conhecer bem seu aparelho fônador e suas limitações. então, cantar em un nível moderado é uma valiosa dica.

    A melhor régião de se exercitar, ainda é a média, evite excessos de agudo e grave, no aquecimento é precisso moderação e inteligência.

    Usar sílabas como " nó, nom, bum, ding, lá, são ótimas. as sílabas " nom,bu, e ding" são nasais que se sente a ressonancia com mais facilidade.

dica: pode-se usar essas sílabas, uma de cada vêz, pode ser no tom de lá. no compasso quartenário começar pelo sol(segunda linha) e faser escala decrescente até o dó, cada nota na figura de mínima e o dó em semibreve. e isso com intervalos diferentes.

 

                           em breve novas dicas.